Foto de Antje Disterheft

Antje Disterheft

Antje é investigadora pós-doc e membro integrado no CENSE, e a sua área de interesse são as abordagens transformadoras. Sua investigação concentra-se na capacitação e novas abordagens para colaboração e cocriação para a sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior. Ela é fundadora do CareLab for People and Planet, no qual se explora processos transformativos para uma universidade que cuida. É a coordenadora dos Care-full Sustainability Campus Days.

Para mim, cuidar é apreciar e valorizar a vida – humana e não humana – para que ela possa florescer neste planeta assombroso.

Foto de João Pedro Gouveia

João Pedro Gouveia

João Pedro Gouveia é Engenheiro do Ambiente, Doutorado em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável; Investigador e Membro Integrado no CENSE (Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade) e Professor Convidado na NOVA School of Science an Technology, NOVA University of Lisbon. Há mais de uma década que se dedica à investigação em energia e alterações climáticas, coordenando atualmente atividades em projectos nacionais e internacionais em eficiência energética de edifícios e pobreza energética, cidades sustentáveis e vulnerabilidade e adaptação dos sistemas energéticos ao aquecimento global. Faz ainda parte da equipa de coordenação do EPAH (Energy Poverty Advisory Hub) da Comissão Europeia.

Cuidar tem sido a nossa prioridade em múltiplos projectos, ajudando as pessoas mais vulneráveis no sector energético e na melhoria das condições de conforto das suas habitações.

Foto de Rita Lopes

Rita Lopes

Rita Lopes é investigadora no CENSE. Tem uma extensa experiência na conceção e condução de processos participativos, envolvendo diferentes partes interessadas na coprodução de conhecimento e partilha de experiências em tópicos relacionados como economia circular, sistemas socio-ecológicos, economias de baixo carbono. É doutorada em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade NOVA de Lisboa e mestre em Engenharia do Ambiente pela FCT-NOVA.

Cuidar é parte fundamental de um modo de vida mais consciente alinhado com o propósito da sustentabilidade

Foto de Giulia Sonetti

Giulia Sonetti

Giulia Sonetti é investigadora do CENSE e interessa-se sobretudo por abordagens inter/transdisciplinares, estratégias de gestão de sustentabilidade em campus universitários, mudança organizacional e a educação transformadora.  É coordenadora principal do projeto “TrUST – Transdisciplinarity for Urban Sustainability Transition”.

Sinto que a capacidade de cuidar é algo corajoso que dá à vida seu significado e beleza mais profundos.

Foto de Carolina Mello

Carolina Mello

Carolina é uma bióloga interessada em aumentar a conexão das pessoas com a natureza, através das lentes da ecologia profunda. Atualmente é doutoranda em Ambiente e Sustentabilidade no CENSE e sua investigação foca em educação transformadora no Ensino Superior, repensando estruturas e práticas para aumentar o bem-estar individual e planetário.

Cuidar é honrar as nossas necessidades, respeitando os limites do outro, para aprendermos a viver todos em harmonia. Uma universidade que cuida é aquela que oferece espaço e oportunidade para as pessoas cuidarem umas das outras e de todos os outros elementos vivos, transformando o campus em um lugar onde nos sentimos bem.

Foto de Salomé Areias

Salomé Areias

Salomé é uma ativista fascinada por comportamento de consumo de Moda. Tem analisado as questões e mitos da sustentabilidade desde que fundou o Fashion Revolution em Portugal em 2014. Praticante de psicanálise desde então, desenvolve hoje uma investigação de doutoramento no CENSE (FCT, NOVA) sobre como o oneness (um estado transcendente de união com toda a existência, tipicamente reportado por praticantes de meditação) tem influência na redução de consumo de roupa na geração Z.

De nada vale a boa governança se a revolução não for interna.
Auto-cuidado e auto-cura são conceitos popularizados pela cultura individualista, mas cuidar e curar é uma experiência colectiva que incorpora a nossa interconectividade e interdependência.

Foto de Tomás Ramos

Tomás Ramos

Tomás B. Ramos é Professor de Avaliação de Sustentabilidade e Planeamento na Universidade NOVA de Lisboa e investigador sénior no CENSE. É doutorado em Engenharia do Ambiente e a sua atividade de investigação centra-se na avaliação e gestão da sustentabilidade, incluindo avaliação de impactes (incluindo avaliação ambiental estratégica), economia circular, setor público e abordagens colaborativas/ transdisciplinares. É Editor-Chefe da revista Cleaner Production Letters, Elsevier, e Editor-Executivo da revista Journal of Cleaner Production, Elsevier (IF: 11.072).

Cuidar é uma nova fronteira da sustentabilidade.